segunda-feira, 9 de abril de 2007

Medir a palavra? Será actualmente utilizada esta prudência?




Olho em meu redor…
Tento não realizar juízos de valor…
Tento abstrair-me, e em vez disso dar o benefício da dúvida…
Tento compreender as acções, o significado das palavras…
Não o que elas encerram enquanto símbolos da comunicação…
Não defini-las com sinónimos…
Mas antes, decifrar o seu simbolismo enquanto fonte de intelecto, enquanto promotoras de efeitos…
Enquanto mecanismo de segurança, ou até mesmo enquanto instrumento cortante, perfurante ou contundente, utilizado para ferir, ameaçar, ou até mesmo matar, qualquer cariz positivo que resida nestas paredes biológicas…
Alcançar a verdadeira razão por que são proferidas…
Quais os pensamentos que as desencadeiam?
Quais os sentimentos activos em cada palavra isolada?
Qual a ligação destas, com as atitudes posteriori?
Sim… Porque na maioria das vezes as palavras e as acções estão muitíssimo carentes de sentido… quase como se nenhum linha invisível as ligasse…
Existirá mesmo esta linha de ligação?
Ou apenas uma lacuna?

10 comentários:

RP disse...

Joagar com as palavras...
Apenas isso.
Escrever não é um dom, pelo menos da maneira como faço, esse pertence aos génios, mas sim um jogo... Um joga onde quem da as cartas é quem escreve...
Dás voltas nas rimas, encavalgas as quadras e sentes o que escreves da maneira que mais te der prazer...
E enquanto continuares a escrever assim, eu vou estar colado ao monitor para te seguir a cada passo, a cada jogo de palavras, a cada verso...

Bjo ****
Roger

Su disse...

Olá minha linda,

Sabes como ninguém expressar o que te vai na alma e toncar-nos com essas mesmas palavras.

Obrigado por partilhares esses mesmos pensamentos e nos permitires beber um pouco daquilo que te faz ser a grande mulher que és.

Um beijo gd desta amiga q te adora e admira.

Divagações...! disse...

Acabei de fazer um post que se aproximou ao teu! Parece que por vezes nos "entendemos"! Ainda bem que não sou só eu que reparo nessas coisas, nesses "juizos de valor" e nessas "acções"!

Beijo do afim

Sara C. Rodrigues disse...

Embora tenhamos que nos abster de julgar socialmente... Nada nos impede de pensar... De realizar juízos de valor. Desde que estes não afectem a susceptibilidade de ninguém... Pois isso até se torna algo que favorece a nossa aprendizagem... Favorece a construção da pessoa que somos, uma vez que racionalizamos a forma de os outros agirem. Colocando-se, imediatamente, uma questão... como é que eu quero agir? E desta uma outra e talvez a mais importante... Como é que eu quero ser?

=)

Divagações...! disse...

Concordo inteiramente contigo!
O pior é que há pessoas que não agem desse modo, apenas porque é "chique" não medir o que dizem... Enfim! Penso que isso será falta de atenção...

=)
Beijo

Beatriz disse...

Desde o primeiro instante em que pus os olhos nas letras de suas canções percebi que ali havia uma mulher que não ia passar sua vida em branco, como mais uma entre as massas de manobras neste mundo. Tens personalidade e mais qu isto tens sensibilidade e ansia na alma de entender-te e atraves deste entendimento de si, vir a entender ao mundo. Concordo contigo no seguinte:
Embora tenhamos que nos abster de julgar socialmente... Nada nos impede de pensar... De realizar juízos de valor. Desde que estes não afectem a susceptibilidade de ninguém... Pois isso até se torna algo que favorece a nossa aprendizagem... Favorece a construção da pessoa que somos, uma vez que racionalizamos a forma de os outros agirem. Colocando-se, imediatamente, uma questão... como é que eu quero agir? E desta uma outra e talvez a mais importante... Como é que eu quero ser?
Parabéns Sara!! Uma jovem mulher com uma sabedoria intensa!
Adorei tei blog e vou voltar.
Bjos

1ºActo disse...

Tenho adorado o teu blog.. Cresceste muito e as tuas palavras são como a pedra no charco, criando ondas umas após as outras... Tem sido uma honra acompanhar o teu desenvolvimento, pois as tuas folhas chegam já bem alto na procura do sol ;op Talvez depois da tua monografia, escrevas um livro... Talvez... Eu gostava de o ler ;op beijokas

PS. escrevi sobre o escutismo ;op

Sara C. Rodrigues disse...

Sim. Tal como todos os outros elementos racionais que compõe este todo, a que designamos mundo... Também eu cresço e aprendo activamente, ou não. Aprendo com as minhas acções e decisões, ou com as atitudes e comportamentos de outrem.

Contudo, talvez agora me olhes... E me vejas tal e qual como sou... Pois eu continuo a crescer como crescia. Embora agora seja mais visível para ti as mudanças que sofro, pois já não as vivências tão de perto... E acima de tudo (e talvez o mais importante) estás susceptível de as ver...

Quanto ao livro... e porque não? De certa forma e de acordo com a teoria do determinismo, talvez isso já esteja no meu "presente futuro"... Contudo e de acordo com a teoria da incerteza, teremos que esperar para o saber e, então, comprovar se isso será de facto o que está determinado... =)

Beijinhos e um óptimo fim-de-semana

espektrum disse...

as palavras são umas maganas.
há q saber lidar com elas e trocar-lhes as voltas, é o q é! =P

sim, acho q toda a gente já parou pa pensar sobre isto.

Sara C. Rodrigues disse...

Esperemos que tenhas razão...