sexta-feira, 8 de junho de 2007

A amizade: Uma virtude Intrínseca à vida




A amizade é uma virtude de grande importância para o ser humano, pois nesta ao estarem incluídas outras virtudes como a pureza, a tolerância, a confiança, a justiça, a humildade, a simplicidade, a doçura, entre muitas outras, vai despertar um bom comportamento social neste.

A verdadeira amizade existe por um número muito reduzido de pessoas. Não é algo geral, nem se constrói instantaneamente, antes constitui-se progressivamente e ao longo da vida.
Actualmente penso que há uma regularidade na tendência que existe em confundir amigo com colega, ou até conhecido. No entanto são três conceitos completamente distintos, pelo que, não existe nenhuma associação possível entre amigo e colega, nem amigo e conhecido.

A amizade é um sentimento essencial à vida humana, pois caso não exista o sentimento de amizade dentro das pessoas, estas tornam-se frias e muito sofridas, encarando a vida com um peso muito maior do que realmente é necessário, quando na verdade há muita coisa positiva que se pode retirar das nossas vivências diárias, que na presença de uma amigo se tornam muito mais evidentes.

Penso até, que as pessoas deveriam questionar-se mais vezes sobre o que é a amizade, um conceito tão bonito e que tem um efeito bastante enriquecedor para a personalidade quando real e verdadeiro.


Mas... O que é uma virtude?


Normalmente as pessoas não tendem a questionar-se sobre o que é uma virtude, pois temos este conceito adquirido pelo senso comum. No entanto considero importante esclarecer este conceito, que por tantas vezes é equivocado.
A palavra virtude tem origem etimológica grega aréte, que posteriormente se traduziu para latim como virtus que é a sua raiz na língua portuguesa. Note-se que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como sendo a capacidade de realizar ou oferecer vida.
A virtude é, o hábito que dispõem as potências humanas para proceder bem, para o que é justo, uma excelência moral, é o conjunto de todas as boas qualidades morais, castidade, austeridade ( Grande dicionário da Língua Portuguesa ). Virtude é um traço de carácter valorizado socialmente, que segundo Aristóteles é definida como a disposição adquirida para fazer o bem. Para este, as virtudes são aperfeiçoadas com o hábito (Ética a Nicômaco).


A amizade....


A amizade tem origem numa necessidade do homem: a necessidade de comunicar. Todo o ser humano necessita estar em contacto com outro alguém, pois a comunicação é uma característica que faz parte da essência humana e uma necessidade social fundamental. No domínio das virtudes humanas, amizade destaca-se com uma relação sentimental essencial entre os seres humanos. Sem ela, tornamo-nos frios, vegetamos. Com ela, sentimos aumentada a nossa capacidade de enfrentar as dificuldades inerentes à vida.
A amizade em sentido lacto, é a qualidade de amigo, afeição, ligação; sentimento que afeiçoa ou liga duas pessoas; reciprocidade de afecto. Sendo que amigo é uma pessoa que quer bem a outra, que tem gosto por alguma coisa, companheiro, colega, defensor, protector (Grande dicionário da Língua Portuguesa). A amizade confere deveres a cumprir, bem como responsabilidades.


"Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para justificares-te.” (LAMBERT, Anne-Therese; Tratado da Amizade)


É um sentimento de simpatia recíproca entre duas ou várias pessoas independentes de um vínculo sexual ou de parentesco. É uma ligação de grande confiança, que lhes dá o estatuto de confidente, isto é, uma pessoa que escuta activamente, desejos, sentimentos, situações de alegria de mau-estar e sofrimento, sem discutir seja o que for com outra pessoa que não o seu confidente.


"Na verdadeira amizade, dou-me ao meu amigo mais do que dele quero para mim.” (MONTAIGNE, Michel de)

Esta concepção muito forte da amizade tal como a descreve este filósofo francês, é considerada desde a antiguidade como a própria expressão da felicidade. Trata-se de ultrapassar o simples domínio da simpatia. ( http://ocanto.webcindario.com/lexa.htm )
Tendo em conta a sua dimensão política, a amizade entre cidadãos é a condição de bem-estar na cidade, pelo que, o mundo comum passa a ser objecto de diálogo.

Assim, devido ao diálogo em conjunto, se humaniza o mundo e se aprende a ser humano (...).

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anônimo disse...

ola madrinha...de onde é que eu conheço esse discurso lol...esta lindo de facto e ajudou-me muito tu sabes ;)

Manias e Marés disse...

A amizade...uma das grandes forças motrizes da nossa vida.
Gostei do que escreves-te, e gostei ainda mais da fotografia :P

Um beijo grande em nome do Marés.


Russo

Beatriz disse...

Em uma relação de amizade um não espera do outro a perfeição, pois eles se aceitam tal como são. É a sensação de se saber entendido, acolhido, aconchegado no que ha de mais intimo , a alma. Muito bem escrito o assunto.
Beijos
Beatriz

Sara C. Rodrigues disse...

Olá anita... =)
Não é o discurso que está lindo... Mas sim o tema que o é. A amizade é, sem sombra de dúvida, algo de intesa beleza e que, efectivamente, deveria ser bem mais valorizado e racionalizado... não concordas?

Um beijinho

Sara C. Rodrigues disse...

Sim Pedro, a amizade é, de facto, uma das grandes forças motrizes da nossa vida. Concordo plenamente.

E a foto escolhida foi baseada numa grande amizade, reflectindo portanto, a minha mensagem. =)

Um beijo

Sara C. Rodrigues disse...

Tal e qual Beatriz.
Partilho consigo a mesma opinião.
"Em uma relação de amizade um não espera do outro a perfeição, pois eles se aceitam tal como são." E isto integra-se, ou deveria integrar-se, em todo o tipo de relações.

Um óptimo dia =)

Miguel Bugalho disse...

E mais post não? ;)

Anônimo disse...

Olá Sarinha... Resolvi, neste dia, passar por aqui para matar saudades da tua expressão e adorei o tema, pelo que tinha que deixar a minha palavrinha...
"Um amigo é um irmão, nosso pensar, nossa mão..." De facto, as pessoas deviam pensar um pouco mais sobre a amizade pois é essencial à vida e à felicidade...
A amizade move montanhas, tenta impedir-nos de "cair", mas sobretudo ajuda-nos a levantar qd caímos... A amizade não se esquece, e eu nnc me vou esquecer de ti...

Neste momento perguntas-te quem sou... :) sou um amigo...

Beijinho Grande e continua a ser a pessoa espetacular que és!

D

LN disse...

Belíssima entrada...

espektrum disse...

a amizade é mto importante mesmo.
para mim, é o q há de mais importante.

é engraçado falares da diferença entre amigos, colegas e conhecidos.
pq por vezes é difícil distinguir.
(raios partam os falsos homens das pandeiretas disfarçados).

sempre descobrires um homem da pandeireta falso, dá-lhe com a pandeireta nos cornos!

=)*